terça-feira, outubro 12, 2010

Qual a importância do título em uma redação?

Título bom é essencial.

É aquela coisa. Aquele medo que muitas pessoas têm de escrever. Como colocar meus pensamentos no papel? Como fazer o texto ficar interessante? Missão difícil não é?

Antigamente, passado próximo, pois não sou tão experiente assim,tinha medo de escrever, de me expressar através das palavras. Depois entendi, pelo menos acho que entendi que o necessário é organizar os pensamentos e entender um pouco de tudo. Com esses dois rumos é capaz de falar ou discutir sobre quase tudo. Parece exagero. Mas imagino que seja esse o caminho e se não for, desculpem-me pela sugestão, então é só voltar e tentar o outro caminho. Porém ainda acho que seja esse o rumo.

Hoje, descobri outra coisa importante para tornar o texto mais atraente: o título. É isso mesmo, o título. Confesso que nunca me importei com o título do texto. Não achava importante, sempre me preocupei com o conteúdo, mas percebi que o título faz parte do conteúdo. Quantos já não falaram de globalização, pobreza, tecnologia ou educação e colocaram os títulos Globalização, Pobreza, Tecnologia ou Educação, respectivamente. Eu já. Muitas vezes. Tem coisa mais fácil do que dá um título a uma redação? Pensava que não. Quando o título não causa um efeito no leitor nem é criativo é sim muito fácil.

Cresci ouvindo de muitos: Não julgue o livro pela capa! Costumo não julgar. Mas nem todo mundo é assim. E enquanto julgam pela capa, temos que dá nosso melhor para tornar essa capa tão atraente quanto o resto.

“Título bom é essencial” foi um bom título?

Nenhum comentário: