quinta-feira, outubro 14, 2010

De adolescente para adolescente



A adolescência é o momento da vida quando se descobrem as delícias do poder. Achamo-nos espertos, rápidos, convincentes, ameaçadores e isentos a qualquer coisa que nos façam mal. Temos medo da solidão. Ou por não nos sentirmos poderosos sozinhos, ou por não termos plateia para exibir nosso “poder”. Juntos, os adolescentes se constituem num exército poderoso. E assusta! Li uma vez que: “no grupo a gente perde o senso da responsabilidade moral”, pelo que entendi uma crítica ao adolescente, pois o texto era sobre isso. Concordei no início, talvez pela falta de interpretação ou simplesmente por não ter a sensibilidade de compreender e criticar. Hoje percebo. Como é no grupo que a gente perde o senso da responsabilidade moral? A união não faz a força para o bem?
O jovem, com o passar do tempo, tornou-se sinônimo de uma figura revoltada e incapaz de tomar atitudes coerentes. Porém, a juventude é tão capaz de mudar e transformar o mundo quanto os adultos.
Muitos adultos vêem na juventude uma limitação de não atuarem como protagonistas na sociedade. Veem apenas meros expectadores das ações de outros; impõem e divulgam a participação “forçada” dos jovens nas questões sociais. Mas somos uma caixinha de segredos... Se todos os jovens tivessem voz e vez, amadureceriam antes de se tornar adultos e poderiam intervir e ajudar na construção de um mundo mais justo e democrático.
Quem não participa socialmente deixa aos outros a decisão de seu futuro, acabando por ser dominado. Tratar o jovem como um ser “invisível” é uma maneira de dominá-lo. É através dessa participação que se cria a possibilidade de fazer surgir uma nova juventude, com novos cidadãos. Sendo assim, deve-ser ter projetos não só para adolescentes, mas feitos por adolescentes.
E ainda insisto, o futuro do mundo somos nós, os jovens. Só resta haver na sociedade oportunidades para falarmos e o respeito de sermos ouvidos.
Ps.: Adolescência não é só curtição. Queremos um mundo melhor!

Nenhum comentário: