quarta-feira, outubro 06, 2010

Brasília, coração pulsante do povo brasileiro





Há 50 anos Brasília é a capital do Brasil e isso é acrescentar a essa cidade a responsabilidade que nós, brasileiros, depositamos nela. O povo faz a história da nação. Elege seus representantes. E é em Brasília que eles fazem essa história sair do papel e tornar o nosso país melhor. Representantes que não defendem apenas o Brasil; que não estão preocupados só com o nordeste ou só com o centro-oeste, mas acima de tudo defendem os brasileiros e os mostram para o mundo.
A coragem de Juscelino Kubitschek deu-nos uma capital destinada a alcançar sucesso. A ajuda de Oscar Niemayer, Burle Max e Lúcio Costa foi indispensável para isso. Porém o protagonista principal foi o povo brasileiro. Sem ele, o sonho da capital Brasília não teria se tornado concreto. Esse mesmo povo que teve o compromisso de oferecer ao Brasil uma capital bela que serve de palco para as decisões políticas nacionais, se envolve em ações consideradas não-cidadãs e não participa da vida política quando vende seu voto. Somos nós, brasileiros, que fazemos a imagem de Brasília. E desse modo a elevamos à nossa capital também.
Brasília é o símbolo político do nosso país, pois habita os três poderes que regem o povo brasileiro: executivo, legislativo e judiciário. E por isso recebe de muitos o rótulo de “cidade da corrupção”. Porém deve-se ressaltar que nossa capital é uma cidade com problemas comuns às tantas outras cidades brasileiras e mesmo assim nos dá tanto orgulho no quesito beleza, educação e segurança. Ser capital de um país não é ser sinônimo de cidade perfeita. Pelo contrário, a nossa Brasília deve possuir a cara do Brasil, com todos os costumes, cores e padrões. Há meio século é ela que representa o país. E representa muito bem!
Capital, temos várias; no entanto capital que administra o país e seus habitantes não é para todas. É exclusividade de Brasília! Ela é minha, ela é sua. Brasília é de todos os brasileiros.
Autora: Jéssica Santana do Nascimento
III Concurso do Senado: Brasília, capital dos brasileiros.

Nenhum comentário: