quinta-feira, outubro 07, 2010

Cidadania e globalização



Não se vive apenas de lucros.

Cidadania e globalização são questões indispensáveis para a construção de uma sociedade melhor. Enquanto esta é todo avanço de tecnologia e telecomunicações, aquela é todo conjunto de valores: solidariedade, respeito, inclusão, participação etc. Viver num mundo globalizado de forma a construir uma sociedade mais cidadã é possível.

O mundo globalizado surgiu e se preocupou com lucro, praticidade e agilidade, - não que isso não seja importante!- mas, primeiramente, deveria ter se preocupado com problemas mais urgentes, como: inclusão social e a participação cidadã. Quantas pessoas existem no mundo que não sabem o que é internet? Melhor, quantas ainda não possuem documentos essenciais para serem considerados cidadãos? Muitas. O problema é sério e precisa de solução o quanto antes.

Uma sociedade mais cidadã poderá existir, também, com o aproveitamento dos efeitos positivos da globalização. Se todo esse avanço que ela traz fosse revertido em oportunidades de emprego, acesso à educação, à participação social, e principalmente, ao fim das desigualdades sociais, alcançaríamos tal objetivo.

Não se vive apenas de lucros. Vive-se, também, de ações cidadãs: respeito ao próximo, solidariedade, preservação etc. Uma sociedade perfeita? Não. Uma sociedade globalizada cidadã.

Jéssica Santana do Nascimento.

Nenhum comentário: