terça-feira, outubro 12, 2010

Olho por olho e o mundo acabará cego.


Minha educação não depende da de ninguém.

Não sou igual àquelas pessoas que deixa de dá “Bom dia” a uma pessoa porque não é respondido. Sempre tive a certeza de que minha educação não depende da de ninguém. Vivemos em uma época em que os valores estão se perdendo e sendo esquecidos. Agora pense comigo: Você acha que num mundo onde o crime e a corrupção estão tornando-se coisas comuns, o hábito de ser educado permanece? Certamente não. Estamos cansados de ver pessoas mal educadas espalhadas por aqui, no Brasil, e pelo mundo. Se cada pessoa parar de ser educada só pelo fato de ver outra que não é não existiria nenhuma educada, não é mesmo?

Por isso, digo e repito: minha educação não depende da de ninguém. E se você não pensa assim, deveria pensar!

Um dia estava no ponto de ônibus e fiz o sinal para o motorista parar. Aí entrei, dei bom dia, como todos os dias, e sentei. Logo depois, vi uma mulher que vinha correndo e fez sinal para ele parar, só que não tinha nenhum ponto próximo a ela. Se o motorista não quisesse, não precisava parar. Mas parou. E ela subiu. Pensem comigo: O que você faria se um motorista tivesse parado fora do ponto de ônibus ao ver você correr feito um louco para não perdê-lo? Eu, certamente daria um “muito obrigado!”, no mínimo. Ah, mas eu estou pagando? Caramba, se ele não tinha e nem tem a obrigação de parar fora do ponto de ônibus deve receber ao menos um obrigado! Mas aquela mulher não deu. Nem agradeceu nem sequer olhou para o motorista. Qual a atitude do motorista? A melhor possível: “-Moça, bom dia. Obrigado não é? O povo hoje anda muito mal educado.” E ficou fácil perceber os risos e comentários das pessoas naquele ônibus. Ficou feio para ela. Não para ele. Ao contrário, o motorista passou ali uma imagem de ser educado e de educador, pois ensinou uma lição, não só para ela, mas para várias daquelas pessoas.

E hoje, eu, estou aqui passando essa mensagem, não querendo ser melhor que vocês muito menos querendo me idealizar- uma menininha gentil e educada- não é isso! Mas querendo passar uma visão jovem de assuntos “bobos”, mas necessários.

Educação faz parte. Falta dela descarte!

Nenhum comentário: