segunda-feira, novembro 01, 2010

Amadurecimento precoce


Jovens adultos

A vontade de ser independente bate à porta e a gente não sabe por onde começar. Sair do “bem e bom”, do colinho da mamãe e enfrentar o mundo é uma questão desafiadora e assusta, mas é algo preciso e não podemos fugir. Há um tempo a maior idade era tida aos 21 anos, com o passar do tempo aos 18 e hoje vemos a necessidade de diminuir mais...

Aos dez anos, por exemplo, queria sair com minhas amigas sem dá satisfação para minha mãe, queria ter o meu dinheiro e não precisar pedir a ela! Aos treze e quatorze, percebi que isso não era tão fácil assim e decidi esperar os 18. Hoje, com 16 anos, não vejo a hora de engatar em uma universidade e começar a seguir uma carreira, ganhar meu dinheiro, me sentir mais livre... Não porque quero viver longe da minha mãe, nem para sair e não ter que dá satisfação a ninguém, mas porque o mundo está mais exigente e quanto mais a gente ter coragem, vontade e força para enfrentá-lo mais a gente vai obter sucesso em tudo que a gente fizer.

Cada vez mais vemos crianças madurecerem mais rápido. O ensino médio, por exemplo, antigamente menores de 18 anos jamais estariam em uma faculdade e sim terminando os estudos. Hoje, uma das coisas mais comuns é ver jovens com 17 anos em uma faculdade. São os tempos mudando...

O mundo exige de nós e estamos tentando satisfazê-lo.

Nenhum comentário: