segunda-feira, novembro 29, 2010

Meta para o século XXI


Desenvolvimento + Preservação ambiental = META PARA O SÉCULO XXI

Desenvolver-se é preciso para qualquer país que queira competir em campo mundial, porém preservar o ambiente também é necessário, já que dele extraímos matérias-primas indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos.

O desenvolvimento trouxe junto com a tecnologia, o conforto, a informação e a agilidade, o desinteresse pela preservação ambiental. PIB, Renda Per Capita e IDH são algumas das metas que os países tentam alcançar para serem reconhecidos como potências mundiais e se encaixarem no grupo dos desenvolvidos. Nesse desenvolvimento desordenado, há quem concorde em poluir mais para se evitar uma recessão econômica!

A preservação ambiental, além de combater o desgaste, conserva e protege a natureza, fazendo com que todos os seres vivos ainda possam retirar o que precisam com moderação. Os seres humanos, principais causadores de impactos ambientais, precisam aceitar que nem tudo é inesgotável.

Quantos “planetas” serão necessários destruir para que o homem perceba que um mundo melhor só se constrói com a conciliação do desenvolvimento e da preservação ambiental? Se colocarmos essa e aqueles numa balança, veremos que os dois são extremamente importantes para o mundo. Cabe a todos fazer a sua parte e aprender a conviver com essas duas questões.

Nenhum comentário: