sexta-feira, novembro 12, 2010

Livros ou poltronas?

Os jovens leitores do século XXI
O jovem de hoje não se importa muito com a leitura. Trocar livros por poltronas confortáveis do cinema é uma atitude comum a nós. O avanço tecnológico é uma das principais causas desse problema. Porém, não é apenas isso. A maneira como a leitura é apresentada às pessoas desde cedo interfere muito na importância que damos a ela.
É na escola, muitas vezes, que temos o primeiro contato com a leitura. É daí que começa os “errinhos” que refletem no futuro dos jovens. Geralmente é passada aos alunos uma série de obras literárias obrigatórias, pois acarretará na nota total ou parcial deles. Ninguém faz bem o que é obrigado, principalmente os jovens. Queremos fazer as coisas por prazer. Incentivar a leitura obrigatória não é ajuda, é praticamente uma chantagem.
O avanço tecnológico é outro contra em relação à leitura. Métodos de “copiar e colar” torna-se uma regra das pesquisas escolares e desenvolve o declínio do conhecimento dos jovens. Pra quê ficar horas procurando conteúdo em livros se existe o Google, que é tão prático? Fazer isso parece tolice. A cada dia ficamos acostumados às informações mastigadas o que nos torna mais preguiçosos e com menos capacidade de imaginação e de questionar sobre assuntos diversos.
Falta de tempo, preguiça e internet não devem ser culpados pela falta de leitura entre os jovens. O problema começa desde cedo. Aliás, percebe-se isso, pois a falta de tempo e a preguiça também implicariam em usar internet e isso não acontece! Se não se pode voltar ao tempo e reverter essa situação que tal utilizarmos as armas que temos?Internet e cinema também podem servir como instrumentos para expor os prazeres da leitura. Um mundo de jovens leitores é o que queremos!

4 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Oi, Jessy! Sou um blogueiro viajante de blog em blog. Li o seu poema e pensei: Essa é uma questão que também me preocupa. Seja por preguiça ou por falta de tempo, os jovens perdem muito por deixar que a mídia descida o conteúdo que eles assimilam. Parabéns por sua postagem! Abraço!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

http://jefhcardoso.blogspot.com

Jessy disse...

Oi, Jerfesson!
Obrigada. Espero que não tenha apenas nós dois preocupados com isso...
Abraço! :]

Anônimo disse...

Olá! Estou pesquisando sobre o tema para uma dissertação escolar e achei muito interessantes as questões que vc levantou sobre o assunto! Parabéns!

Jessy disse...

Oi, Anônimo! Obrigada. Espero ter ajudado na pesquisa. Abraço =)