segunda-feira, maio 02, 2011

Qual o papel da mulher na sociedade brasileira atual?


Cuidar da casa, do marido, dos filhos são ainda papéis da mulher no Brasil- não os únicos! O que antes era uma obrigação, hoje faz parte do conjunto (imenso, por sinal) dos desejos femininos. Até ser presidente da república já parece algo fácil! Nem precisaríamos ir tão longe, ter o direito de votar já nos bastaria- mas fomos.

A mulher, hoje, é referência de que vencer barreiras contra o preconceito é possível. Possível, mas não fácil. Não é como chegar a uma empresa, mostrar o tal currículo repleto de especializações e pronto; está empregada. Isso custou a acontecer. A mulher tinha (e talvez, em alguns casos, ainda tenha) que mostrar competência ao quadrado, provar que não está ali só por diversão. A busca intensa por um espaço no mercado de trabalho tornava os dias mais longos e, consequentemente, mais cansativos (seria ironia do destino para a “dona de casa” se cansar?), porém isso apenas retardou o tão esperado objetivo, não o impediu de ocorreu.

O “sexo frágil”, agora, além de ter ainda o “dom” para os fins domésticos possui espírito de liderança, poder de ser ouvida, coragem de enfrentar os mais duros trabalhos típicos de homens (por exemplo, em construções) até os mais tediantes e burocráticos (em empresas, na política). Liberdade seria a palavra certa para se descrever o atual estado da mulher brasileira. A aprovação de uma sociedade patriarcal e machista já é passado. Podemos sorrir ou fazer cara feia sem medo de ser repreendida entre os cantos da casa chefiada pelo marido. A capacidade de sustentar com o nosso salário é visível. Sexo frágil mesmo?

Percebe-se que o início do século XXI indica uma vitória em relação às mulheres daqui. Soa até como uma etapa encerrada. A evolução do comportamento delas e o tratamento dado a elas se escancara em todos os meios de comunicação. Daqui a não muito tempo: “A sociedade brasileira antes homens versus mulheres, hoje homens mais mulheres”

Nenhum comentário: