sexta-feira, maio 27, 2011

Glamourização do crime


Crime sempre foi sinônimo do mau- ou deveria. De um lado, o perigo de ser meter com marginais, do outro a recriminação da sociedade. Então, é ruim... Não?! Hoje, nem tanto. A crescente glamourização do crime nos mostra que não. Sem querer (ou querendo, talvez!), isso induz não só o jovem de uma classe considerada baixa, mas também o de “berço” a seguir uma carreira especializada em roubos, seqüestros, tráficos.

Dinheiro fácil e rápido quem não quer? Nesse capitalismo sufocante em que vivemos, todos; ou pelo menos a maioria. É essa a atração que se pensa de imediato ao vermos tantas pessoas no mundo criminal; mas não é apenas isso. A idealização denunciada nos meios de comunicação mostra o outro lado do crime. O infalível, o que nunca será desmascarado, o que ganha rios de dinheiro e traz felicidade. Praticidade eis a questão. O que muita gente ganha em um ano, um bandido ganha em uma ligação telefônica, em um “OK”.

Em muitos sofás em frente à televisão ou ao lado do rádio já surgiram muitas dúvidas: De quê adianta tanto estudo? Tanto esforço? O mesmo resultado posso ter se eu virar um ladrão... Será que pode? Claro que não. Porém é isso que está sendo mostrado. E a cada dia, mais pessoas acreditam nisso. Iludem-nos todos os dias. Os mais sensatos sabem a verdade. Os mais fracos serão mais uns que encantados cairão nas garras dessa roda gigante.

Negar que os meios de comunicação formam um exército poderoso não é a questão, pois fazem mesmo. Idealizam, fascinam e atraem vários de nós até o mundo do crime. Mas se sabemos que isso acontece é porque um dia esse encantamento tem fim. E se não um fim, uma trégua!

Nenhum comentário: