terça-feira, outubro 04, 2011

Poder da conexão.


“O poder da mobilização política na Internet- entre a luta por liberdade e o vandalismo.”

Os internautas, hoje, e a rapidez da internet formam um exército poderosíssimo. Não há repressão que possa dá jeito. No entanto, a mesma ferramenta utilizada como um grito por liberdade serve também para acionar a violência.

Se um dia os homens revolucionaram ao criar o telefone, o que dizer da internet? Algo de outro mundo... Não! É desse mesmo. Esse potente meio de comunicação possui uma carreira que provoca sérias discussões. Infelizmente, como tudo na vida, não oferece só benefícios- o que não são poucos. De um lado, radicaliza o nosso poder de atuação em tudo. Ganhar voz e vez em um país que já viveu tempos de ditadura parece pouco diante de tanta sede de agir como protagonista. A velocidade das redes sociais faz fortalecer a opinião pública: Escancara, escandaliza e exige mudanças. Faz-se uma onda tão gigante que torna impossível o famoso esconderijo “debaixo do tapete”!

Do outro, a mesma Internet, faz propagar preconceitos e ações violentas indignas de uma sociedade “globalizada” em pleno século XXI. O Orkut, o Facebook e o Twitter transformaram-se em armas incontroláveis que violam estupidamente o direito à liberdade. É algo tão assustador que paralisa toda uma geração que busca sossego e tranqüilidade. Marcam-se encontros virtuais para roubar, matar, espancar. Combinam-se hora e lugar, divulgam-se como e ainda marcam-se “churrascão” para comemorar o sucesso das atividades cruéis. Como pode cara e coroa de uma mesma moeda- Internet- serem tão distintas?

O mundo conectado merece uma limpeza drástica. Joguemos fora o que não serve para evoluirmos (preconceito, ações violentas) e preservemos o que esse mundo nos dá de melhor: liberdade, educação e comunicação. Online, um planeta usando a internet da melhor forma deve atrair milhões de seguidores.

Nenhum comentário: